Após o sucesso do Festival do Fado em Madrid e do Festival do Fado no Brasil, a Everything is New e a Alto e Bom Som levaram até à capital Argentina a primeira edição do Festival do Fado em Buenos Aires.
A primeira edição do Festival do Fado em Buenos Aires decorreu este fim-de-semana na Usina del Arte e contou com com um cartaz de luxo encabeçado por Ana Moura, Miguel Capucho e Ângelo Freire. Para além destes grandes nomes do Fado, a programação incluía ainda cinema, conferências e uma exposição.
O grande sucesso desta primeira edição na capital Argentina levou à instituição do Dia do Fado na Argentina, pelo Senado De La Nación Argentina, passando este a ser celebrado dia 6 de outubro, data da morte de Amália Rodrigues, em honra à artista portuguesa.
Este género musical que já conquistou o mundo fortalece agora a sua presença na América do Sul com a primeira edição do Festival do Fado em Buenos Aires. A edição madrilena estará de regresso já nos próximos dias 19, 20 e 21 de junho, nos Teatros Del Canal, com Mísia, Gisela João e Carlos do Carmo no cartaz.
fotografia: Néstor Barbitta